quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Municipalismo: a todo vapor em Goiás

Por: Walter Brito

Há muitos anos fala-se em municipalismo no Brasil, contudo ele nunca aconteceu no

país como está ocorrendo no estado de Goiás, sob o comando do prefeito de Hidrolândia, Paulo Sérgio Rezende, o popular Paulinho, com a parceria efetiva do governador Marconi Perillo. No dia 22 de agosto completaram-se cinco meses que Paulinho assumiu a presidência da Associação Goiana de Municípios, com o total apoio dos demais 245 municípios do estado e do governa-dor Marconi Perillo e seu vice José Eliton Júnior, coordenador do Pro-grama Goiás na Frente. Nesse período, Paulinho comandou a Marcha dos Prefeitos Goianos em Brasília, quando foi recebido pessoalmente por Sua Excelência, o presidente da República Michel Temer.


De acordo com pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisas O Parla-mento em diversos municípios goia-nos, inclusive quando foram ouvidos prefeitos e vereadores, 92% dos entrevistados aprovam a gestão de Paulo Rezende à frente da instituição e o colocam como um dos mais competentes gestores da história da poderosa Associação Goiana de Municípios. No último dia 17 de agosto, o governador Marconi esteve na cidade administrada por Paulo Rezende, que se encontra no segundo mandato. Marconi foi recebido por 34 prefeitos e mais de 2 mil pessoas daquela cidade conhecida como a capital da jabuticaba. Na ocasião o governador goiano liberou R$ 2 milhões para construção de uma escola municipal no distrito de Nova Fátima, bem como a pavimentação de ruas. A parceria com a Prefeitura de Hidrolândia e o Palácio das Esmeraldas vem desde o início do primeiro mandato do prefeito Paulinho.

Paulinho convoca os prefeitos para a marcha em Brasília


Os prefeitos que marcaram presença na cidade de Hidrolândia para o encontro municipalista com o governador Marconi Perillo e o prefeito de Hidrolândia, que é o presidente da AGM, Paulinho, foram das seguintes cidades: Abadiânia, Adelândia, Bela Vista, Bonfinópolis, Brazabrantes, Cabeceiras, Caiapônia, Caldazinha, Ceres, Cromínia, Edealina, Edeia, Goianápolis, Goiandira, Goia-tuba, Guapó, Indiara, Joviânia, Mairipotaba, Moiporá, Morrinhos, Paranaiguara, Pires do Rio, Pontalina, Rialma, Sanclerlândia, Santa Cruz, São Miguel do Araguaia, São Simão, Silvânia, Sitio d’Abadia, Uirapuru, Urutaí e Vicentinópolis.

Paulinho leva as reivindicações dos prefeitos ao
presidente Michel Temer

Paulinho e Marconi Perillo comandam o municipalismo goiano

A relação do município de Hidrolândia e demais municípios goia-nos está a todo vapor, e a parceria do Palácio das Esmeraldas e os 246 municípios tem como carro-chefe o projeto Goiás na Frente. No dia 19 de junho já havia ocorrido o lança-mento do Tecnopark de Hidrolândia. Vale ressaltar que o projeto tem foco no desenvolvimento de novas tecnologias para a construção civil, indústria de alimentos e produção de móveis. Ele terá 800 mil metros quadrados, sendo 100 mil metros de área verde. Terá incubadoras, centros de pesquisa, laboratórios, e mais de 400 mil metros quadrados para assentamento industrial. A exemplo dos demais, reúne empresas priva-das de base tecnológica e instituições de ensino e pesquisa. Sobre esta questão, o governador Marconi comentou: “Por meio do Programa Goiás na Frente, o governo do Estado vai proporcionar a geração de dezenas de milhares de empregos, principalmente no ramo da construção. Já os parques tecnológicos gerarão outros milhares de postos de trabalho em diferentes setores. Vamos empregar os pesquisadores, doutores, mas também funcioná-rios que trabalharão nas empresas, nas incubadoras, nas pequenas indústrias e nas médias empresas de tecnologia”, disse. Paulinho, presidente da AGM, argumentou: “Esse parque tecnológico vai atender aos nossos anseios”. Referente à visita de Marconi em seu município, Paulo Rezende disse ainda: “Quero primeiramente agradecer a Deus pelo importante evento ocorrido na minha querida Hidrolândia, com a presença de 33 colegas prefeitos. Sei que o discurso do municipalismo existe há diversas décadas em nosso país. Contudo, para que isto ocorresse de fato e de direito, certamente precisaria do apoio efetivo de um governador sério e arrojado como é Marconi Perillo. Tenho acompanhado o nosso governador em sua luta e juntos estamos mostrando ao país 246 municípios unidos como nunca estiveram, independentemente de partido político e fundamentados nos ditames da nova Ordem Mundial, em que a unidade na diversidade fala mais alto. Isto significa que mesmo tendo pensamentos diversos, o nosso objetivo é desenvolver cada vez mais os nossos municípios e o nosso querido Estado de Goiás. Por isso, a importância do apoio de todos os prefeitos à administração daquele que governa o nosso esta-do pela quarta vez, o nosso futuro presidente do Brasil, se assim Deus o permitir: Marconi Ferreira Perillo Júnior”, concluiu Paulinho.
O prefeito Paulinho e a esposa Luciana Marie no Congresso Nacional



Indagado com exclusividade por este repórter, referente à parceria do Palácio das Esmeraldas com a AGM, o governador Marconi Perillo afirmou: “Os prefeitos goianos são diferencia-dos e têm espírito municipalista, por isso eu estou muito feliz com a nova direção da AGM, sob o comando de meu amigo Paulo Sérgio, conhecido por todos como Paulinho. Em apenas cinco meses ele mostrou que o municipalismo goiano será uma referência importante para a nação brasileira”, concluiu.

Vale lembrar que Paulinho, nascido na cidade de Hidrolândia, foi jogador profissional e goleiro do São Paulo, inclusive reserva de Rogério Ceni. Ao encerrar sua brilhante carreira como desportista, ele retornou à  sua terra natal e agora se encontra no segundo mandato de prefeito, quando se destaca como um dos melhores gestores da história de Hidrolândia, e também de Goiás.

Paulinho lidera prefeitos nas reivindicações em Brasília e Goiânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário